CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO NA 2ª EDIÇÃO DO SANDBOX REGULATÓRIO E HUB DE INOVAÇÃO DO BANCO DE MOÇAMBIQUE

O Banco de Moçambique reconhece o forte impacto do avanço tecnológico na expansão do acesso aos serviços financeiros pelo que, dentro da sua actuação como regulador do sistema financeiro, procura criar condições favoráveis para estimular a implementação de soluções inovadoras, incluindo o acompanhamento do progresso dos serviços tecnológicos para o sistema financeiro e a mitigação de possíveis riscos na implementação destes produtos no mercado.

Neste contexto, o Banco de Moçambique anuncia o lançamento da 2ª edição do Sandbox Regulatório, com extensão do âmbito de aplicação para um hub de inovação que irá juntar iniciativas inovadoras e criar um espaço para troca de ideias no domínio das soluções, produtos e serviços financeiros.

Assim, o Banco de Moçambique convida a todos os desenvolvedores, startups de tecnologia, provedores de serviços financeiros, pesquisadores e outras entidades interessadas a apresentarem propostas de soluções inovadoras com vista a satisfazer as necessidades identificadas no sector financeiro e áreas relacionadas.

A participação no Sandbox Regulatório terá a duração de um ano, a contar de 2 de Março de 2020, conforme se segue:

  • Autorização de participação – 60 dias;
  • Preparação para os testes – 60 dias;
  • Realização de testes – 6 meses;
  • Avaliação e apresentação dos resultados – 60 dias.

 

As áreas de interesse incluem, mas não se limitam a:

  • Carteiras digitais e agregadores de pagamentos;
  • Soluções de análise de crédito;
  • Soluções de análise de dados;
  • Digitalização de serviços financeiros;
  • Soluções para Regtech e Suptech;
  • Soluções para KYC.

As propostas estarão sujeitas a análise de adequação ao quadro regulatório bem como o seu impacto no sector financeiro, sendo que a natureza inovadora é a condição essencial para participação neste programa.

 

Submissão de propostas

Os interessados em participar no Sandbox deverão requisitar o formulário de participação através do endereço sandbox@bancomoc.mz.

 

O formulário deverá ser preenchido e enviado para o mesmo endereço até 14 de Fevereiro de 2020.

 

A participação no Sandbox está sujeita ao regulamento de participação que acompanha o formulário de candidatura.

As dúvidas que surgirem na interpretação deste convite deverão ser submetidas ao Gabinete de Inclusão Financeira do Banco de Moçambique através do email: inclusão.financeira@bancomoc.mz.

Author
Cristian Bouche